Esportes
 
Definidas formas de disputa e tabelas de jogos dos JUB’S
O evento contou com a presença de técnicos, atletas e dirigentes das instituições de ensino participantes
 
Por - Redação I 04/08/2013 - 18:01 -
———————————————————————————————————————————
Na manhã deste domingo (04), foi realizado na Universidade Federal de Roraima (UFRR), o Congresso Técnico da Etapa Estadual dos Jogos Universitários Brasileiros (JUB’S 2013). O evento contou com a presença de técnicos, atletas e dirigentes das instituições de ensino participantes.

A competição, promovida pela Federação Universitária de Esportes de Roraima (FUER) e parceiros, será realizada no período de 10 a 25 de agosto, na Vila Olímpica Roberto Marinho, com jogos aos finais de semana.

As tabelas com as chaves, locais e horários das competições serão divulgadas nesta terça-feira (06), nas páginas oficiais da FUER na internet, no site fuer.cbdu.org.br e na rede social Facebook na página “Fuer Roraima”.

Haverá disputas em nove modalidades, sendo quatro coletivas (basquetebol, futsal, handebol, voleibol) e cinco individuais (atletismo, judô, natação, vôlei de praia e xadrez), nos naipes masculino e feminino.

“As competições iniciam já no próximo fim de semana. Nosso objetivo com os jogos é proporcionar ao público universitário, a oportunidade da prática esportiva e também valorizar os profissionais que atuam nesta área”, destacou Elaine Morellato, presidente da FUER.

Neste ano, foi permitida a inscrição de duas equipes por modalidade de cada instituição. Participam dos jogos, 296 atletas e 30 dirigentes de sete Instituições de Ensino Superior (IES).

A Faculdade Roraimense de Ensino Superior (FARES) conta com 20 atletas inscritos, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRR) 29, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) é a maior delegação com 119 participantes.

Já a Faculdade Cathedral possui 39, a Estácio/Atual 64 inscritos, a Universidade Estadual de Roraima (UERR) possui 23 inscritos e o Claretiano, dois participantes.

Suani Mara é atleta de basquetebol da UFRR. Segundo ela, a equipe está treinando para vencer o campeonato. “Vamos nos esforçar para conquistar o primeiro lugar e com isso ganhar a vaga para representar Roraima na Etapa Nacional”, disse a atleta.

Já o coordenador de esportes da Estácio/Atual, Everaldo Sarmento, disse que está com as melhores expectativas possíveis para a competição e que a instituição vai tentar manter a invencibilidade, já que foi campeã geral nas últimas edições.

“A nossa faculdade vem conquistando o primeiro lugar no campeonato. Estamos com uma delegação de 64 atletas e vamos brigar novamente para manter o mesmo resultado dos anos anteriores”, enfatizou Everaldo.

Os vencedores da Etapa Estadual garantem vaga para a Etapa Nacional. Os atletas das provas individuais deverão conquistar o índice nacional estipulado de acordo com sua modalidade.

Já nas provas coletivas, as equipes vencedoras em cada modalidade seguem para a Etapa Nacional, agendada para o período de 24 de outubro a 2 de novembro, em Goiânia-GO.

NOVIDADE

Para esta edição dos JUB’S, a FUER irá contar com uma equipe formada por um médico, dois fisioterapeutas e quatro acadêmicos de Fisioterapia. Após o encerramento da competição, a equipe irá dar suporte aos atletas e às equipes vencedoras em cada modalidade.

A intenção é auxiliar na preparação física dos atletas para os jogos da Etapa Nacional. As atividades serão realizadas durante os treinamentos dos atletas, até a data da viagem para a Etapa Nacional.

“Foi uma forma que encontramos de ajudar os atletas e técnicos, ofertando um acompanhamento com profissionais de Fisioterapia e Medicina. Destaco que este é um trabalho voluntário, executado por profissionais que se colocaram à disposição da FUER”, enfatizou Elaine Morellato.

Para a realização de suas ações, a FUER conta com o apoio do Governo do Estado de Roraima, Prefeitura de Boa Vista, Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura – FETEC, Exército Brasileiro, Cacau Show, Farmavita, SAMU, Deputada Aurelina Medeiros, Rodrigo Jucá, BV Formaturas e Folha de Vista.
 
 
 

 

 

Imprimir Enviar Corrigir Tamanho: A+ a-




Notícias relacionadas