Diversão e Arte
 
Super Mostra Final da Seda Boa Vista 2013 acontece hoje
A Super Exibição será formada pelos nove curtas da Mostra do Sesc, os seis da Mostra final da Seda Boa Vista e mais um curta produzido pelos alunos da
 
Por - Redação I 06/07/2013 - 17:51 -
———————————————————————————————————————————
A IV Mostra de Curtas da instituição, que deveria ter acontecido na noite desta sexta, 05.07, será realizada hoje, 06.07, às 18h30, junto da Mostra Final da Seda Boa Vista 2013, a qual passa a se chamar: Super Mostra Final da Seda Boa Vista. O evento foi adiado em razão do falecimento da esposa de um técnico da Cultura do Sesc/RR.

A Seda, Semana do Audiovisual, deveria realizar duas Mostras no Cinema do Sesc para encerar sua programação em Boa Vista, a IV Mostra de Curtas do Sesc, na sexta, com nove curtas de realizadores roraimenses, e a Mostra Final da Seda Boa Vista 2013, hoje, com seis curtas produzidos nas oficinas de Cinema, ministradas por Cláudio Lavor em Pacaraima, Baliza, Rorainópolis, Iracema, Bonfim e Boa Vista. Porém, por motivos de força maior, essas duas mostras tiveram de ser unidas e se transformaram na Super Mostra Final da Seda Boa Vista 2013.

A Super Exibição será formada pelos nove curtas da Mostra do Sesc, os seis da Mostra final da Seda Boa Vista e mais um curta produzido pelos alunos da Escola IBR. A atividade acontece hoje, no Cine Sesc, às 18h30, com entrada franca.

Sobre a IV Mostra de Curtas do Sesc

Nove curtas de sete realizadores roraimenses que exploram linguagens como ficção, documentário e até as videopoesias formam a IV Mostra de Curtas do Sesc/RR.

"Um espaço dedicado aos produtores audiovisuais independentes, seja no cenário profissional ou amador. Um momento onde podemos ver e curtir as possibilidades da produção cinematográfica roraimense". Assim Felipo Abreu, coordenador de Cultura do Sesc/RR define o evento que há quatro Edições apresenta o que anda sendo feito pelos realizadores do audiovisual roraimense.

Segundo Felipo, a técnica e também as propostas visuais dos curtas exibidos na Mostra 2013 foram ampliadas em relação ao evento do ano passado. “Os inscritos ousaram um pouco mais em termos de enredo e roteiro. Houve também uma preocupação a mais quanto à finalização e a estruturação das produções, ou seja, a galera tem buscado crescer ano após ano”, analisou.

Os filmes ‘Coração de Mãe’, de Aroldo Pinheiro, ‘Maikan Pisi Paata’ e ‘Sangrentas Raizes’, de Éder Rodrigues Dos Santos, ‘Komanto: A Arte dos Filhos de Makunaima’, de Éder Rodrigues Dos Santos e Jorge Pavani, ‘Palhaços Também Choram’, de Franciany Dias e Casio Freitas, ‘O Acordo’ e ‘Meu Nome é Max’ de Ruy Felipe Faria Freitas e ‘Temporal’ de Edgar Borges, foram os filmes selecionadas para Mostra.

“Acredito que o público vai se surpreender com o que será apresentado na mostra. É um fragmento do universo de ideias e da pulsação audiovisual que temos aqui em nosso Estado”. Essa é expectativa de Felipo Abreu sobre a apresentação das nove obras listadas acima ao público de Boa Vista.

Pelo segundo ano seguido, a Mostra de Curtas do Sesc faz parte da programação da Seda, Semana do Audiovisual, evento realizado por meio da parceria entre Sesc e Coletivo Canoa Cultural, que tem por objetivo o fomento e o fortalecimento das produções audiovisuais em Roraima.

Sobre os filmes realizados nas oficinas sbre Cinema da Seda Roraima 2013

A oficina sobre ‘Cinema’, ministrada por Cláudio Lavôr, visitou os Municípios de Pacaraima, Baliza, Rorainópolis, Iracema, Bonfim e Boa Vista. A parte prática da atividade sem foi a realização de um curta. Com esse objetivo alcançado, seis filmes foram feitos e serão apresentados ao público neste sábado, 06.07, na Super Mostra Final da Seda Boa Vista 2013.

“A oficina sobre cinema foi um dos grandes momentos da Seda em Roraima. Estivemos em cinco municípios e também na capital. Cada cidade escolheu algo para apresentar. Os filmes produzidos tentarão mostrar as realidades de alguns municípios, outros mostrarão histórias de ficção criadas pelos alunos. Será uma Mostra muito interessante, eclética e um espelho do que acontece nas cabeças da população que se interessa pelo audiovisual”, afirmou Manoel Vilas Boas, do Coletivo Canoa Cultural, quem organiza a Seda, em parceria com o Sesc, desde a primeira Edição.

Manoel também destacou a importância de levar esse tipo de programação aos municípios de Roraima. “Visitar os municípios é maneira certa de fortalecer o audiovisual de Roraima. Boa Vista está cada vez mais forte, mas as cidades do interior ainda precisam se fortalecer. Levamos essa oficina sobre cinema e também outras programações para tentar descobrir novos talentos. O resultado inicial será apresentado na Mostra Final da Seda e muito mais virá no futuro. Antes da Seda 2014 pretendemos voltar nessas cidades e fazer muito mais”, afirmou Manoel Vilas Boas.

A Seda Roraima 2013 teve início no dia 18.06 com a atividade no município de Pacaraima, depois o evento visitou os municípios de Amajari, 19.06, São João da Baliza, 21.06, Rorainópolis, 22.06, Iracema 25.06 e Bonfim, 26.06, e agora acontece na capital Boa Vista entre os dias 01 e 06.07. Toda programação do evento é gratuita.

A ação é realizada por meio de uma parceria entre Coletivo Canoa Cultural e Sesc Roraima, com apoio da Secult-RR, Sebrae e Biosphere Records. Mais informações podem ser obtidas por meio dos telefones (95) 8115-4400 e (95) 3621-3939.

SERVIÇO:

SUPER MOSTRA FINAL DA SEDA BOA VISTA 2013

QUANDO? 06.07

HORÁRIO? 18H30

ONDE? CINE SESC, NO COMPELEXO DO SESC MECEJANA

QUANTO? ENTRADA FRANCA

O QUE SERÁ EXIBIDO? NOVE CURTAS DA IV MOSTRA DE CURAS DO SESC, SEIS CURTAS PRODUZIDOS NAS OFICINAS DE CINEMA DA SEDA RORAIMA E UM CURTA REALIZADO POR ALUNOS DO IBR.
 
 
 

 

 

Imprimir Enviar Corrigir Tamanho: A+ a-




Notícias relacionadas