Diversão e Arte
 
Seda Boa Vista 2013 leva mostra de filmes independentes ao Caranã
A abertura da IV Edição da Semana do Audiovisual (Seda) Boa Vista foi transferida para esta segunda-feira, 1º de julho
 
Por - Redação I 29/06/2013 - 17:53 -
———————————————————————————————————————————
Fotos: Divulgação
Curta Juliana contra o Jambeiro do Diabo pelo Coração de João-Batista-do-Diretor-Roger-Elarrat.jpg
Deveria acontecer no domingo, 30, mas, em razão da inédita final da Copa das Confederações da Fifa entre Brasil x Espanha, a abertura da IV Edição da Semana do Audiovisual (Seda) Boa Vista foi transferida para esta segunda-feira, 1º de julho, junto com a primeira Mostra Itinerante do evento, na Praça dos Cabos e Soldados, no bairro Caranã, a partir das 19h30.

A solenidade de abertura terá a presença de representantes do Sesc, Canoa Cultural e Secretaria de Estado da Cultura do Estado de Roraima, que destacarão a realização da Semana do Audiovisual e sua importância para a sétima arte no Estado de Roraima.

Filmes independentes e vídeo clipe

Após os pronunciamentos, o cinema entra em cena com a exibição de curta-metragens locais e de outros estados, além de um video clipe.

Os curtas roraimenses, 'Desfronteira', de Thiago Briglia, 'O Último Lamento' e 'O Estranho de Alex Pizano', o curta Fora do Eixo, realizado em São Carlos (SP), 'O Assassino do Bem', 'Juliana contra o Jambeiro do Diabo pelo coração de João Batista, curta paraense exibido em Boa Vista pela primeira vez durante a IV Mostra de Cinema da Amazônia, realizada no final de março deste ano, e o Clipe 'Área PCS', do grupo Gang do Rap, confeccionados na Seda 2012 e gravado na Praça dos Cabos e Soldados, local do evento.

"Realizamos a Seda pela primeira vez no Interior com um sucesso incrível. Foram seis municípios visitados e muitos produtos gerados por meio das oficinas. Agora, a Seda Boa Vista chega a sua IV Edição trazendo novidades como as mostras itinerantes, Seda na Escola, #POSTVs, IV Mostra de Curtas do Sesc e a oficina sobre Cinema, que terá 40 horas de duração. Essa cerimônia de abertura é apenas o começo de uma semana de muito trabalho que pretende potencializar as ações do audiovisual roraimense agora e no futuro", analisou Manoel Vilas Boas, do Coletivo Canoa Cultural e Secretaria de Estado da Cultura do Estado de Roraima.

"O Presidente do Sistema Fecomércio-RR, Airton Dias, sempre nos orienta a estimular as linguagens artísticas, que muitas vezes, não possuem espaço e/ou condições de organização e exposição. O Sesc já vem de uma longa caminhada no fomento da linguagem audiovisual, o Coletivo Canoa Cultural também caminha nesta mesma vibe e o objetivo de todos nós é o mesmo: fomentar, estimular e difundir o audiovisual roraimense. Então, com nossas atividades conjuntas, quem ganha é Roraima por ter um evento que congrega, registra e difunde o melhor da produção audiovisual roraimense", afirmou Felipo Abreu, coordenador de Cultura do Sesc em Roraima.

A Seda 2013 teve início no dia 18.06 com a atividade no município de Pacaraima, depois o evento visitou os municípios de Amajari, 19.06, São João da Baliza, 21.06, Rorainópolis, 22.06, Iracema 25.06 e Bonfim, 26.06, e agora acontecerá na capital Boa Vista entre os dias 01 e 06.07. Toda programação do evento é gratuita.

A Seda Roraima 2013 é realizada por meio de uma parceria entre Coletivo Canoa Cultural e Sesc Roraima, com apoio da Secult-RR, Sebrae e Biosphere Records.

Programação promete agitar Boa Vista até sábado
Oficina de Cinema, Mostras itinerantes em quatro bairros da capital, #POSTVs, que são debates transmitidos ao vivo pela internet, Seda na Escola e IV Mostra de Curtas do Sesc formam a programação da Seda Boa Vista 2013.

Confira os detalhes abaixo:

Oficina sobre Cinema - 01 a 06.07, das 8h às 12h e 14h às 18h, no Complexo do Sesc Mecejana.
Oficineiro: Cláudio Lavor.

Mostras Itinerantes - 01 a 04.07
01.06 - Praça dos Cabos e Soldados - Bairro Caranã - 19h30
02.06 - Praça do Bairro Cruviana - Conjunto Cruviana - 19h30
03.06 – Praça Mané Garrincha – Bairro Tancredo Neves – 19h30
04.06 – Rua Cecília Brasil no Beiral – Bairro Beiral – 19h30
#POSTVs – Debates transmitidos ao vivo pela internet – 01, 03 e 05.07 – 14h
Os debates acontecem na Galeria do Sesc Mecejana e serão transmitidos ao vivo pela internet por meio da página: postv.org .

Seda na Escola – 01.07 – Escola do Sesc – 14h às 18h
Com Oficinas, Mostras e Palestras.
IV Mostra de Curtas do Sesc – 05.07 – No Cine Sesc Digital – 19h30

Com os filmes: ‘Coração de Mãe’, de Aroldo Pinheiro, ‘Maikan Pisi Paata’ e ‘Sangrentas Raizes’, de Éder Rodrigues Dos Santos, ‘Komanto: A Arte dos Filhos de Makunaima’, de Éder Rodrigues Dos Santos e Jorge Pavani, ‘Palhaços Também Choram’, de Franciany Dias e Casio Freitas, ‘O Acordo’ e ‘Meu Nome é Max’ de Ruy Felipe Faria Freitas e ‘Temporal’ de Edgar Borges.
Mostra Final da Seda Boa Vista 2013 – 06.07 – No Cine Sesc Digital – 19h30

Com filmes independentes e os curtas produzidos durante a Seda no interior e na Oficina sobre Cinema da Seda Boa Vista 2013.
 
 
 

 

 

Imprimir Enviar Corrigir Tamanho: A+ a-




Notícias relacionadas