Diversão e Arte
 
IV Mostra de Cinema da Amazônia começa hoje em Roraima
A Mostra de Cinema da Amazônia chega a sua quarta Edição depois de já ter passado por 14 cidades e cinco países em quase 10 anos de existência
 
Por - Redação I 27/05/2013 - 13:52 -
———————————————————————————————————————————
Tem início nesta segunda-feira (27), e vai até a quarta-feira (29), uma verdadeira celebração ao audiovisual da Região Norte, a IV Mostra de Cinema da Amazônia. O Palácio da Cultura recebe a ação que contará com a exibição de 44 filmes da região amazônica e um debate sobre ‘Os desafios e as experiências cinematográficas do audiovisual em Roraima’, transmitido ao vivo pela internet.

A Mostra de Cinema da Amazônia chega a sua quarta Edição depois de já ter passado por 14 cidades e cinco países em quase 10 anos de existência. Desta vez a Mostra acontecerá no Brasil e Europa, resultando em 60 dias de debates, encontros, fóruns e exibições de curtas, médias, documentários e animações.

Em Roraima o evento tem início às 16h desta segunda-feira (27), com a #POSTV, debate transmitido ao vivo pela internet, sobre ‘Os desafios e as experiências cinematográficas do audiovisual em Roraima’, que terá a participação Alex Pizano, Márcio Sergino e Éder Rodrigues.

A ação acontece na Videoteca do Palácio da Cultura e será transmitida pelo site: www.postv.org/
O evento continua na terça e quarta, 28 e 29.05, com a Mostra de filmes propriamente dita. As exibições serão compostas por 44 filmes entre curtas e médias de ficção, documentários e animações, vindos do Amazonas, Rondônia, Pará, Amapá, Acre e Roraima e serão divididas em seis sessões realizadas na Videoteca do Palácio da Cultura, na terça e quarta, de 9h às 11, 15h às 17h e 19h às 21h, nos dois dias. Toda programação tem entrada franca.

Os filmes 'O Último Lamento', do Cineasta Alex Pizano, 'Mestre dos Nossos Saberes', de Cláudio Lavôr e Márcio Sergino, e 'Nas Trilhas de Macunaima', de Thiago Briglia, são os representantes roraimenses na IV Mostra de Cinema da Amazônia.

IV Mostra na Amazônia e pelo mundo

No Brasil a mostra percorrerá durante o mês de maio de 2013 as capitais dos estados do Pará, Amazonas, Acre, Rondônia, Amapá e Roraima através de parceria firmada com os coletivos integrantes do Circuito Fora do Eixo, com exibições gratuitas em teatros, cinemas, escolas, universidades, bibliotecas, fonotecas, videotecas, centros culturais e espaços públicos das cidades envolvidas.

Em agosto a Mostra atravessa o oceano e aporta em Portugal com uma programação que envolve shows musicais, intervenções, exposições e feira gastronômica em três cidades portuguesas.

O evento tem o patrocínio do Banco da Amazônia e da Faculdade Estácio do Pará, e conta com o apoio da A Senda Produções, Casa Fora do Eixo Amazônia, Lei Tó Teixeira e Guilherme Paraense, Prefeitura Municipal de Belém, Fundação Cultural do Município de Belém, Casa da Música do Porto e Ideias Peregrinas.

Em Roraima, Secretaria de Estado da Cultura de Roraima, Coletivo Canoa Cultural e Sesc-RR, comandam o evento. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (95) 8115-4400 e do site: www.institutoamazoniabrasil.com/mostracinema .
 
 
 

 

 

Imprimir Enviar Corrigir Tamanho: A+ a-




Notícias relacionadas