Diversão e Arte
 
Reeducando da PAMC realizam exposição de artesanato
Os internos, além do dinheiro arrecadado ganham remissão da pena, ou seja, a cada três dias trabalhados reduz um dia na pena total a ser cumprida
 
Por - Redação I 02/05/2013 - 10:30 -
———————————————————————————————————————————
Fotos: Divulgação
No momento, 18 reeducandos desenvolvem atividades artesanais diárias na PAMC
O Departamento de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (DJDHC), da Secretaria da Justiça e da Cidadania montou uma exposição com os trabalhos desenvolvidos pelos reeducandos que cumprem pena na Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (PAMC).

As peças decorativas, confeccionadas a partir de jornais velhos, cartazes, pedaços de madeira, palitos de picolé e outros materiais que seriam descartados, dão formas a cisnes, casas, porta-lápis, baús, cestos, dentre outras, e encontram-se expostas no saguão principal da Sejuc, para serem comercializadas e a renda a ser entregue às famílias dos artesãos.

Segundo o secretário da pasta, Eliéser Girão Monteiro Filho, a ideia é de que a mostra seja permanente, haja vista o trabalho contínuo dos reeducandos neste tipo de atividade.

“Queremos oportunizar meios para que os trabalhos sejam expostos e vendidos continuamente, pois servirá de estímulo a essas pessoas. Também estamos estudando a possibilidade de expormos estes materiais nos eventos promovidos pelo governo do Estado futuramente”, enfatiza Monteiro.

“Esse trabalho de ressocialização desenvolvido com os reeducandos é uma forma de oportunizar meios para que eles, além de uma renda extra, possam reduzir a pena e o tempo dentro das unidades prisionais e ainda, permite que ao sair tenham condições de se manterem por meio de uma atividade rentável e honesta”, complementa Eliéser.

Os internos, além do dinheiro arrecadado ganham remissão da pena, ou seja, a cada três dias trabalhados reduz um dia na pena total a ser cumprida, de acordo com determinação da Lei de Execuções Penais (LEP).

No momento, 18 reeducandos desenvolvem atividades artesanais diárias na PAMC, após terem sido qualificados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

As peças são confeccionadas com materiais doados para a Sejuc, e quem tiver interesse em doar jornais ou revistas velhas, bem como adquirir os produtos expostos pode se dirigir à Secretaria, na Avenida Getúlio Vargas, nº 8120, São Vicente, aos fundos da Cadeia Pública.
 
 
 

 

 

Imprimir Enviar Corrigir Tamanho: A+ a-




Notícias relacionadas