Cotidiano
 
Embrapa faz compostagem para produção de adubo orgânico
A Embrapa Roraima implantou a técnica como forma de reciclar os resíduos produzidos na área interna da empresa
 
Por - Redação I 21/01/2013 - 12:49 -
———————————————————————————————————————————
Fotos: Divulgação
A ação faz parte da atividade “Unidade demonstrativa de propriedade integrada – modelo sustentável de produção”
As atividades agropecuárias geram grande quantidade de resíduos como restos de cultivos, palhas, folhas, frutas, dejetos de animais que muitas vezes são descartados em local impróprio. Poucos agricultores manipulam adequadamente esses restos que, por meio de um processo chamado compostagem, podem se transformar em matéria-prima para produção de adubos orgânicos.

A Embrapa Roraima implantou a técnica como forma de reciclar os resíduos produzidos na área interna da empresa. Para tanto, construiu uma composteira - estrutura própria para o depósito e processamento do material orgânico e adquiriu um triturador de restos vegetais. Segundo o analista da área de Transferência de Tecnologia, Sílvio Levy, o objetivo é reutilizar todo o material vegetal que não seria aproveitado, para a produção de adubo. O composto será utilizado na Vitrine Tecnológica da Unidade.

Para Sílvio, a compostagem é um processo sustentável que trará economia e diversos benefícios. “É uma forma de transformarmos restos vegetais proveniente de podas de árvores, folhas e resíduos da empresa, que seriam descartados no lixão, em adubo orgânico utilizado na própria Embrapa, promovendo assim a ciclagem de nutrientes”. Silvio explica ainda que a ação não é muito diferente do que a natureza já faz. “Na floresta amazônica, por exemplo, cada resíduo que cai no chão é aproveitado pelo ecossistema como fonte de nutrientes para as plantas”, diz.

A composteira já foi instalada na sede. Posteriormente, será replicada em uma unidade demonstrativa no Campo Experimental Serra da Prata, localizado em Mucajaí. Lá, os produtores poderão visualizar todo o processo da compostagem para depois aplicar em suas propriedades.

A ação faz parte da atividade “Unidade demonstrativa de propriedade integrada – modelo sustentável de produção”, que está dentro do plano de ação “ Estratégias de avaliação e demonstração de tecnologia, processos e produtos para a transferência de tecnologia”, do projeto Arco Verde, liderado pela Embrapa Amazônia Oriental (Belém, PA). O projeto tem a finalidade de contribuir com a adoção de modelos de produção com técnicas sustentável na agricultura.

O que é compostagem?

A compostagem é um processo biológico onde microorganismos decompositores agem em condição adequada de temperatura e umidade, transformando a matéria orgânica de estruturas complexas (estrume, folhas, galhos) em um composto orgânico capaz de disponibilizar rapidamente nutrientes para as plantas, melhorando a fertilidade do solo.
 
 
 

 

 

Imprimir Enviar Corrigir Tamanho: A+ a-




Notícias relacionadas