Política
 
Câmaras municipais fecham convênio com Interlegis do Senado
O Interlegis é um programa executado pelo Senado Federal, para apoiar a integração e modernização do Poder Legislativo brasileiro
 
Por - Redação I 14/11/2012 - 13:55 -
———————————————————————————————————————————
Durante quase duas semanas, dois técnicos do Interlegis do Senado, o especialista em informática, Higino Brito Vieira, e o chefe do serviço da Secretaria de Apoio à Administração, Sérgio Machado, visitaram cinco municípios de Roraima (Boa Vista, Bonfim, Pacaraima, Rorainópolis e Caracaraí) para apresentar o Programa Interlegis e firmar convênio com as Câmaras Municipais. Os três senadores de Roraima receberam ofício sobre a missão do Senado Federal e uma equipe do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB) acompanhou a visita para conhecer melhor o papel do Interlegis.

O Interlegis é um programa executado pelo Senado Federal, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, para apoiar a integração e modernização do Poder Legislativo brasileiro em suas instâncias federal, estadual e municipal, buscando melhorar a comunicação e o fluxo de informação entre os legisladores, aumentar a eficiência e competência das Casas Legislativas, e promover a participação cidadã no processo legislativo. Suas ações são apoiadas em quatro pilares: Comunicação, Informação, Tecnologia e Capacitação de vereadores e funcionários legislativos.

Serão oferecidos vários produtos para implantação nas Câmaras, como cursos on line, entre eles, Gestão do conhecimento no Legislativo, Gestão de Convênios, Cerimonial no Ambiente Legislativo, Organização de Gabinete Parlamentar, Ouvidoria no Ambiente Legislativo e Licitação e Contratos. Na área de tecnologia será oferecida pelo Interlegis a criação de um Portal Modelo que utiliza ferramentas licenciadas como software livre, possibilitando o uso da solução em código aberto, de acesso público e sem custos de licença de uso. Disponibiliza aos usuários um sistema de gerenciamento de conteúdo, fácil de usar e aderente a padrões de acessibilidade e usuabilidade para a publicação de diversos tipos de conteúdo na internet e a interação com os cidadãos.

De acordo com o especialista Higino Vieira, o Interlegis é um programa que vai dar transparência às ações dos parlamentares municipais e ainda propôr solução para os problemas típicos de funcionamento do Poder Legislativo, que se apresentam em maior ou menor grau na hora de elaborar proposições, protocolo e tramitação das matérias legislativas, organização das sessões plenárias e manutenção atualizada da base de leis. – Esse convênio, a custo zero para as Câmaras, tem duração de cinco anos, uma vez que se pretende uma mudança de comportamento e de mentalidade no Legislativo, que dificilmente seria conseguida com ações de curto prazo, finalizou Vieira.

 
 
 

 

 

Imprimir Enviar Corrigir Tamanho: A+ a-




Notícias relacionadas